Te convido a parar por alguns instantes. Agora!
Sinta seu corpo! Como está sua postura, suas costas, seus ombros, seu quadril? Perceba sua respiração. Tome consciência dela. Existe alguma tensão ou dor em algum lugar? Qual a temperatura do seu corpo? Está sentindo calor, frio? Se sente confortável ou agitado(a)? Está com sede ou fome? É possível não estar sentindo nada. Tudo bem!
Como está sua mente? Calma, agitada? Onde está no momento: presente, passado ou futuro?
Como se sente: tranquilo(a), triste, feliz, irritado(a), entediado(a)?
Se você conseguiu ficar 100% no aqui e agora ao ler, você acabou de fazer uma prática Mindfulness. Se conseguiu parcialmente, está começando a treinar. Se divagou muitas vezes, indo para outro lugar onde seu corpo não está nesse momento, você praticou Mindlessness.
Mindfulness, significa atenção/consciência plena.
Mindlessness, significa mente sem atenção.
Gosto da expressão “manter um romance com o momento presente”, pois significa estar totalmente presente e consciente no que se propõe a fazer, percebendo seu corpo, suas sensações, sua respiração e suas emoções, esteja onde estiver, sem julgar e analisar.
Neste sentido, a prática Mindfulness, te beneficia com a expansão da consciência, que te faz perceber o que passa dentro de você e no ambiente ao seu redor. É um convite para sair do “piloto automático”. Gosto da frase de John Lennon: “A vida é aquilo que acontece enquanto você está fazendo outros planos”.
O que preciso? Para isto, você utiliza 3 equipamentos que já tem consigo: o corpo, a mente e a respiração. Simples, fácil e natural.
Para que consiga colher os benefícios é lógico que exigirá algo de você. Primeiro ter claro qual a sua intenção e criar uma conexão com ela a cada dia de prática. Saber o que quer melhorar ou mudar é o ponto de partida inicial. Depois cultivar abertura, curiosidade e ter disciplina.
Te convido a experimentar os benefícios que a prática Mildfulness pode alcançar.
Saiba que não é conhecimento cognitivo, é de corpo. Você se conecta com a sabedoria do seu corpo. Assim você pode chegar no centro do Mindfulness: a compaixão.
Muito se fala sobre autocompaixão e compaixão, mas essa separação não existe! Quando se reconhece genuinamente a compaixão, naturalmente isso se torna extensivo para o outro, para o mundo.
E isto é o que mais precisamos pois, o estresse e consequentes somatizações estão adoecendo a população.
Te convido para a seguinte reflexão:
Por que aprender apenas pelo sofrimento e pela dor física, emocional ou psicológica? Comece AGORA! Você só tem a ganhar...
Sentimos bem-estar na medida em que alcançamos esse contato diretamente com essa fonte desse bem-estar, dentro e fora do nosso corpo.
Conheça a prática Mindfulness para que tome consciência dos teus sofrimentos e os elimine paulatinamente.
Trago aqui uma provocação: quer aprende a ser mais consciente antes de chegar neste sofrimento? Quer viver a vida com plenitude?
Se você chegou até aqui, entendo que deseja viver a vida com qualidade, certo?
Agende uma aula, venha bater um papo.
O Programa de Mindfulness de 8 semanas é pautado em uma técnica integrativa mente-corpo direcionada para pessoas que desejam mudar a maneira como que se relacionam com suas vidas, como pensam e como se sentem sobre suas experiências, promovendo maior autoconhecimento, desenvolvendo habilidades para lidar com as demandas, desafios do dia a dia, emoções difíceis e auxiliando na transformação da vida pessoal.
Sobre o programa:
O programa consiste em 08 encontros semanais de 2 horas com mais 1 dia de imersão na natureza de 3 horas.
Benefícios da prática do Programa Mindfulness de 8 semanas:
Há um grande número de pesquisas cientificas internacionais feitas por importantes universidades como Harvard e Oxford, em pessoas que passaram pelo programa de oito semanas de Mindfulness, entre os benefícios comprovados por mais de 35 anos de pesquisas científicas estão:
• Redução do estresse e da ansiedade;
• Desenvolvimento da concentração e do foco;
• Autocontrole e equilíbrio emocional;
• Melhora na qualidade dos relacionamentos e da liderança;
• Desenvolvimento da intuição, criatividade e inovação;
• Melhora na capacidade de lidar com problemas;
• Melhora do sistema imunológico e;
• Relaxamento, calma e tranquilidade.