O QUE É CEB?

CEB (Cultivando Equilíbrio Emocional®) ou Gestão do Equilíbrio Emocional é um programa educacional de 42 horas que tem como objetivo principal oferecer recursos para que o participante cultive um profundo bem-estar por meio de diferentes tipos de práticas contemplativas (quietude, atencional e discursiva – geração de insight) – incorporada as mudanças no dia a dia de cada um.

O objetivo principal do programa é entender, praticar e incorporar “A Felicidade Genuína”. Entender que não depende das condições externas, é o resultado do cultivo de 4 equilíbrios: Conativo, Cognitivo, Atencional e Emocional. As práticas citadas acima o levará ao entendimento experiencial, a partir daí você terá recursos e autonomia para incorporar no seu dia a dia. O CEB aborda minuciosiosamente cada uma dessas inteligências, embasando os aspectos teóricos de cada uma delas e oferecendo práticas para que qualquer pessoas seja capaz de iniciar um caminho de equilíbrio da inteligência emocional.

Como surgiu?

O programa Cultivating Emotional Balance nasceu de um diálogo entre o Dalai Lama, contemplativos, cientistas e filósofos sobre o tema Emoções Destrutivas.

Exploração de quatro dimensões da nossa experiência

Fonte: cebbrasil.com.br

Esse diálogo teve lugar numa das conferências do Instituto Mind and Life, ocorrida em Dharamsala, India, no ano 2000. O encontro contou com a participação de vários especialistas, entre os quais Paul Ekman, Matthieu Riccard, Richard Davidson, B. Alan Wallace, Mark Greenberg, etc., e foi descrito por Daniel Goleman no livro “Destructive Emotions: A Scientific Dialogue with the Dalai Lama“.

No culminar da conferência, o Dalai Lama desafiou os participantes a desenvolverem um programa educacional amplamente acessível e que fosse capaz de oferecer ferramentas práticas para uma gestão emocional mais eficaz.

Paul Ekman e Alan Wallace assumiram esse desafio e para dar resposta ao pedido, desenvolveram o primeiro currículo do CEB, com colaborações de Richard Davidson, Mark Greenberg e Matthieu Richard. Este currículo procurou combinar de forma puramente secular, práticas contemplativas e pesquisas científicas realizadas na área das emoções.

O primeiro programa foi oferecido no ano 2002 e desde 2010 o CEB tem-se. Hoje está sendo aplicado em 21 países, tendo sido adaptado para vários contextos, incluindo empresas, escolas, universidades, hospitais e demais segmentos.

Validação científica:

O programa CEB evidenciou inúmeros benefícios para os seus participantes, avaliados através de um rigoroso estudo científico realizado pela Universidade de São Francisco, Califórnia.

Este estudo revelou uma redução significativa dos graus de depressão, ansiedade e hostilidade sentidos ao longo de um período de cinco semanas. Além disso, os participantes relataram uma melhoria das suas habilidades afetivas em relação ao próximo e ainda uma melhoria na capacidade de detectar expressões faciais mais subtis associadas a diversas emoções.

No período pós-programa, os participantes demonstraram uma alteração no seu padrão de resposta durante um episódio emocional, o que sugeriu uma redução da reatividade emocional face ao stress, quando comparada com o período pré-programa. O treino efetuado ao longo do programa foi útil para a redução dos efeitos fisiológicos e psicológicos negativos associados a episódios de stress. Resultados adicionais evidenciaram que os participantes melhoraram as suas relações interpessoais, não só no ambiente de trabalho como também na vida pessoal.

Maiores detalhes sobre o estudo, neste link: https://www.paulekman.com/wp-content/uploads/2013/07/Contemplative-emotion-training-reduces-negative-emotional-behavior-and-promotes-prosocial-responses.pdf

Sobre o programa:
Público alvo: Programa adaptado para lideranças e equipes que buscam desenvolver habilidades emocionais.

OBJETIVO:
O programa é educacional e oferece ferramentas baseadas na teoria científica das emoções e nas práticas contemplativas. A proposta é que os participantes possam aprofundar em um trabalho de autoconhecimento, reduzindo stress e promovendo o cultivo do bem-estar.

Conteúdo:
• Bem-estar e felicidade como uma habilidade;
• Redução e gerenciamento de stress/ansiedade;
• Práticas contemplativas credenciadas pela ciência e sua relação com equilíbrio emocional;
• As emoções universais – funções, características, famílias e seu papel em nosso comportamento e nossas relações;
• Como responder adequadamente às emoções e não reagir no piloto automático;
• Cultivo do equilíbrio emocional / mental;


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